5 razões pra fazer uma horta com seu filho

Por que fazer uma horta com seu filho? Aí na foto sou eu e a minha filha na antiga horta que tínhamos quando morávamos em Curitiba (que saudades!).

Mas não importa se você vai começar apenas com uma simples mudinha de hortaliça em um vaso pequeno ou já com um canteiro grande, caso tenha espaço em casa. Aqui vão algumas razões muitos simples pra você pensar se, vale a pena ou não, no seu caso, começar a pensar em fazer uma hortinha com seu filho.

5 razões para fazer uma horta com seu filho

1. Você vai criar boas memórias
Além da sua casa ficar mais cheirosa (já sentiu o cheiro de hortelã, manjericão ou orégano frescos?), o mais importante é estimular toda a família a criar o hábito de cheirar estas plantinhas lindas e aromáticas. Quando você cheira uma hortaliça, você cria memórias e ainda aguça o paladar. Sabe quando você sente um cheiro que te remete a uma lembrança de infância? É isso que queremos criar … Por isso, antes de experimentar, que tal incentivar seu filho a cheirar?

2. Ele vai aprender sobre responsabilidade
Sabe aquela história de que é bom primeiro aprender a cuidar de uma planta, depois de um cachorro e só aí tentar ter um filho? Brincadeiras à parte, quando a criança cuida de uma plantinha, ela também aprende sobre a responsabilidade de cuidar de outro ser vivo, que precisa de água, nutrição de tempos e tempos e, por que não?, muito carinho também.

3. Ele vai se sentir importante
Você pode fazer desse momento, ou seja, da hora de plantar, um momento especial entre vocês dois, longe da televisão, do tablet e do celular. Deixe que ele escolha qual hortaliça plantar e a cor do vaso, por exemplo.

4. Vocês vão se sujar
Mostre que é bacana essa brincadeira de se sujar e colocar a mão na terra. Quanto mais seu filho estiver próximo da natureza, melhor para que crie o hábito de experimentar novos alimentos. Ao aproximar seu filho dos alimentos que vêm da terra, sentindo-os, tocando-os, maior a chance dele ficar curioso sobre os alimentos. Deixe que se suje. Se ele estranhar ou achar “nojento” mexer na terra, não tem problema, apenas mostre que é bacana se sujar e sentir a textura da terra, aos poucos ele vai se acostumar.

5. Vocês terão hortaliças fresquinhas todos os dias
Com uma hortinha em casa, você terá mais um incentivo para preparar as refeições. Você não vai precisar ficar comprando cheiro verde toda semana (uma economia) e, além do mais, salsinha e cebolinha frescas e sem agrotóxicos, por exemplo, podem deixar a sua comida ainda mais saborosa. Não tem o costume de usá-las? Dê uma chance às hortaliças, experimente.

Desejo que estas dicas sejam úteis pra você. O que achou? Deixe seus comentários aqui no post.

“Ao aproximar seu filho dos alimentos que vêm da terra, sentindo-os, tocando-os, maior a chance dele ficar curioso sobre os alimentos”

Mariana Branco, idealizadora do Criando AMORasPor Mariana Branco, jornalista, editora do blog Mamãe Prática e idealizadora do Criando AMORas – Conexão Mãe e Filho Por Meio da Alimentação. Na foto, eu e minha pequena 🙂 

Se você gostou desse texto, receba meus artigos em primeira mão, assim como meu eBook gratuito MEU FILHO NÃO COME – 3 Revelações Para Seu Filho Comer Melhor Que Estão Dentro de Você. CADASTRE-SE AQUI!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *